quarta-feira, 5 de maio de 2010

Pela Fundamentação Substancial da Norma Jurídica: Elementos para uma abordagem transdisciplinar do direito positivo - Lucas André V. C. de Siqueira

Pertenece a: BDTD Ibict

Descripción:

Este trabalho tem por objeto a discussão dos quadrantes da Ciência Jurídica em seus elementos e repercussão fundamentais: a identificação da juridicidade normativa e a previsibilidade e condicionamento possíveis teoricamente do conteúdo das normas jurídicas, em especial da decisão judicial, cuja formulação razoável é mesmo o propósito dogmático.

Identifica, perquirindo por suas razões, em sua primeira parte, o formalismo ínsito da Ciência Jurídica e o relativo insucesso dos estudos empreendidos no sentido de uma fundamentação substancial do discurso normativo.

Nas perspectivas integradoras do fenômeno jurídico, procura suas ratio essendi e ratio cognoscendi para, reafirmando-as, através delas apontar os elementos necessários a uma nova ordem de estudos.

Após, enfim, propugna abertamente por uma recolocação da problemática científica do direito, afirmando a necessidade de uma análise transdisciplinar dela, por imperativo da própria pós-modernidade científica,incorporando-se os elementos retóricos como mais adequada metodologia à consecução de seus fins e, por essa forma, afirmando a possibilidade teórica de um critério material para reconhecimento da juridicidade

Autor(es): Lucas André Viegas Carvalho de Siqueira -


Fonte:

http://biblioteca.universia.net/ficha.do?id=14029350

Clique no LINK supra para conferir

Nenhum comentário: