segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Com Enem, preso faz faculdade e dá lição em penitenciária do PA (Postado por Danuza Peixoto)



    Pedro Varão Sá Neto, 22 anos, fez o Enem para detentos em 2010 e conseguiu uma bolsa integral do ProUni para cursar a faculdade. Foto: Divulgação Pedro Varão Sá Neto, 22 anos, fez o Enem para detentos em 2010 e conseguiu uma bolsa integral do ProUni para cursar a faculdade
    Foto: Divulgação


      Angela Chagas
      Preso há quase três anos por participar de um assalto, Pedro Varão Sá Neto, 22 anos, foi o único detento do Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes, da cidade paraense de Marabá, a participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Um ano depois, ele garantiu na Justiça o direito de cursar a faculdade de Segurança do Trabalho na Universidade Santo Amaro (Unisa) e hoje serve de exemplo para outros detentos, que se preparam para fazer a prova do Enem em busca da oportunidade de recomeçar.
      Ao contrário do ano passado, quando apenas Neto se interessou pela prova do Enem, nesta segunda-feira pelo menos 20 presos da unidade de Marabá farão as provas do exame, que será aplicado a partir das 12h em 527 unidades prisionais do País. Segundo o diretor da casa penal, capitão Emmett Alexandre da Silva Moulton, o caso do jovem, que conseguiu na Justiça escolta policial para frequentar as aulas, foi um estímulo dentro da penitenciária. "Os outros presos perceberam que ele conquistou um tratamento especial. Sai uma vez por semana da penitenciária para ir à faculdade. Eles também querem essa oportunidade", afirma.
      De acordo com Emmett, a educação é principal ferramenta para ressocializar as pessoas privadas de liberdade. "É muito bom ver a empolgação deles (detentos). Até a procura pelas aulas de EJA (educação de jovens e adultos) dentro da penitenciária aumentou após a vitória de Neto", comemora. Ele afirma que os presos não acreditavam que o jovem conseguiria na Justiça a liberação para ir até a faculdade. "Foi uma surpresa para muitos, mas eu sempre incentivei e a Justiça foi sensível a nossa luta", afirma ao destacar a decisão do magistrado Marcelo Andrei Simão Santos, da comarca de Itupiranga (PA), tomada em outubro deste ano.
      Já que o curso de Neto é semipresencial, ele frequenta as aulas no campus da Unisa em Marabá apenas uma vez por semana. No restante dos dias, estuda na biblioteca e nas salas de aula da penitenciária. Para conquistar um bom desempenho no Enem e garantir bolsa integral por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), ele recebeu ajuda da mãe e de funcionários da prisão, que levaram livros e cadernos. Neto havia concluído o ensino médio antes de ser preso e não teve dificuldades em assimilar os conteúdos da prova.
      Outra conquista garantida após a aprovação de Neto foi uma parceria com a secretaria estadual de Educação, que disponibilizou professores para dar aulas de preparação para os detentos. "Com certeza este ano teremos mais internos aprovados no exame", diz o diretor. "Esta iniciativa é apenas o primeiro passo para chegarmos a tão sonhada paz social, e quem ganha com isso é a sociedade, porque estes infratores deixam de retornar à criminalidade e contribuem para o bem estar de todos", completa o capitão Emmett.
      Neto foi preso no dia 13 de janeiro de 2009 com 19 anos de idade, durante o assalto a uma agência bancária. Passados quase três anos, ele ainda não foi julgado. Durante todo esse período, está preso de forma provisória. Em uma carta escrita dentro do presídio ele disse que "todos nós, independente de onde estivermos, somos pessoas e temos capacidade de lutar por nossos objetivos. (...) As dificuldades existem para serem superadas e os sonhos para serem alcançados". O sonho de Neto é concluir a faculdade, cumprir sua pena e reconstruir a vida longe do crime.
      Realidade para poucos
      A possibilidade de fazer um curso superior ainda é uma realidade para poucos detentos no País. Segundo dados do Sistema Integrado de Informação Penitenciária (Infopen), do total de 8% dos presos que estudam, 55% cursam o ensino fundamental e 24% ainda estão em fase de alfabetização. Outros 16% fazem o ensino médio, 4,5%, cursos técnicos e somente 0,5% são alunos do ensino superior. São Paulo é o Estado onde há o maior número de presos universitários, com 196. No restante do País, a média é de um preso cursando o ensino superior por unidade da federação.
      Para Denise Carreira, relatora nacional para o direito humano à educação, a escolta policial é um dos principais problemas para garantir o acesso ao ensino superior aos presos. "Os poucos detentos que conseguem concluir o ensino básico e passar no vestibular muitas vezes não se matriculam por não ter escolta disponível, e a maioria não consegue acompanhamento policial nem mesmo para ir ao posto de saúde ou comparecer às próprias audiências".
      Enem nos presídios
      Um total de 13.962 pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa farão as provas do Enem nesta segunda-feira e amanhã. As provas serão aplicadas 527 unidades prisionais de todo o País, indicadas pelos órgãos da administração penitenciária, pelas secretarias de estaduais de segurança pública ou pela Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e dos Adolescentes.
      Diferentemente do Enem tradicional, que é aplicado nos finais de semana, o exame para pessoas privadas de liberdade é realizado em dias úteis. Um dos motivos, segundo o Ministério da Educação (MEC), é que a movimentação em presídios é muito grande, sobretudo aos domingos, dia de visita. Nesta segunda-feira, o início será às 12h, pois os detentos deverão responder ao questionário socioeducativo antes da realização da prova, que terá início às 13h. Nesse dia serão feitas as provas de Ciências Humanas e suas tecnologias e de Ciências da Natureza e suas tecnologias. Na terça-feira, os participantes farão prova de Códigos, linguagens e suas tecnologias e de Matemática e suas tecnologias, além de uma redação.
      Cada prova terá 45 questões, número idêntico ao do Enem tradicional e também são elaboradas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), o que possibilita a comparação entre os resultados de ambas. De acordo com o MEC, em cada sala haverá agentes penitenciários para garantir a segurança. No entanto, a prova será aplicada por funcionários do consórcio contratado para o Enem, composto por Cespe e Cesgranrio, e terá supervisão do Inep.

      quarta-feira, 23 de novembro de 2011

      Após denúncias, reitor da Federal de Rondônia renuncia ao cargo (Postado por Erick Oliveira)

      O reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir) José Januário de Oliveira Amaral entregou nesta quarta-feira (23) o pedido de renúncia ao ministro da Educação Fernando Haddad em audiência no MEC, em Brasília. A administração de Amaral é alvo de investigação de uma comissão do ministério após denúncias de irregularidades na gestão. Segundo o MEC, "o pedido será encaminhado ao Palácio do Planalto, uma vez que o cargo é de provimento da Presidência da República". A exoneração deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.
      Em nota, o MEC diz que "Januário Amaral tomou a decisão de renunciar ao constatar a falta de condições para conduzir a universidade, em razão da série de denúncias de malversação e desvio de recursos que envolvem a Fundação Rio Madeira (Riomar), que serve de apoio à Unir. Em 24 de outubro último, a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação constituiu comissão de auditores, integrada por representantes do próprio MEC e da Controladoria-Geral da União (CGU), para fazer levantamento da situação e auditar as contas, tanto da Riomar quanto da Unir".
      Ainda de acordo com o ministério, o ministro Fernando Haddad indicou uma outra comissão para avaliar as condições de funcionamento da universidade. Segundo denúncias de estudantes e professores, tais condições eram as piores possíveis. Haddad determinou ainda à Sesu o acompanhamento do processo de substituição de Januário Amaral. Na próxima semana, o reitor formalizará a renúncia ao Conselho Universitário da Unir.
      Acomissão de auditores do MEC e da CGU deve entregar o relatório da situação da universidade nos próximos dias. O prazo oficial expiraria nesta quinta-feira (24), mas a comissão pediu mais dez dias para a conclusão.
      IrregularidadesNesta quarta-feira, a ocupação da reitoria da Unir completa 50 dias. Professores e estudantes do campus da universidade na capital rondoniense, onde são ministrados 28 dos 54 cursos da instituição, estão em greve há mais de dois meses.
      Entre as denúncias feitas por estudantes e professores em um dossiê enviado a Brasília estão fraude em concurso e mau uso de verba pública. Caso a comissão encontre indícios de improbidade administrativa, segundo o MEC, os servidores públicos envolvidos responderão a processos administrativos.
      A pauta de reivindicações contém 26 pontos, a maioria referentes à contratação de funcionários técnicos e à reforma dos prédios no campus. Reportagem do "Fantástico" exibida no domingo (20) (veja no vídeo ao lado), mostrou que o Ministério Público investiga o desvio de verbas de dezenas de projetos da universidade. Para o ministério público de Rondônia, a Fundação Rio Madeira, a Riomar, criada para apoiar os projetos da universidade, virou uma organização criminosa que saqueou o dinheiro da instituição.
      O promotor Pedro Abi-Eçab disse ao "Fantástico" que “a Universidade Federal de Rondônia é um ótimo exemplo de que as fundações só servem para desviar dinheiro, porque a universidade está caindo aos pedaços, está ao abandono”.

      A reportagem mostrou ainda que o MP abriu outras 16 investigações, inclusive a que acompanha a implantação do hospital universitário, pronto desde 2008, mas fechado até hoje. Além do prédio, a universidade recebeu R$ 4,2 milhões para fazê-lo funcionar. O laboratório de anatomia está sem manutenção. Os tanques de formol estão com vazamento e os frascos têm validade vencida. O depósito de produtos químicos enfrenta goteiras que ameaçam o material inflamável. Em Guajará Mirim, a 300 quilômetros de Porto Velho, um hotel-escola construído há quase dez anos jamais funcionou.

      Reitor negou acusaçõesEm entrevista ao G1, na última sexta-feira (17), o reitor da universidade havia negado o envolvimento com as acusações apuradas pela comissão de sindicância e afirmou que o movimento grevista é liderado por “um grupo pequeno e muito radical” ligado a partidos que “pregam a luta armada”. Para o Amaral, “eles não aceitam dialogar com qualquer instituição”.
      Um laudo do Corpo de Bombeiros concluído em 21 de outubro e solicitado pelo comando de greve detectou 25 irregularidades nos prédios da instituição.
      No documento, os peritos afirmam que, “paralelamente ao crescimento da Instituição, não vem acontecendo a execução dos serviços de manutenção das construções existentes, acarretando sua gradativa deterioração”. O resultado, segundo o laudo, inclui prejuízo às atividades de ensino “riscos à segurança de alunos, professores e funcionários”. Um dos principais riscos, segundo o Corpo de Bombeiros, é a quase inexistência de sistemas de combate a incêndio e pânico: falta água na tubulação e mangueiras dos sistemas de hidrantes, os extintores instalados estão com a data de validade vencida, as saídas de emergência estão trancadas ou obstruídas, os sistemas de sinalização, quando existem, estão em locais impróprios ou fora da padronização, e não há sistema de alarme ou de iluminação de emergência, diz o laudo.
      Sobre o laudo, o reitor afirmou que foi informado de sua existência pela imprensa e que repassou o documento ao setor de engenharia para incluir, nas licitações já em andamento, as reformas solicitadas. Ainda de acordo com Amaral, os extintores já estão sendo substituídos.

      Professor do departamento de Informática da universidade, Carlos Luis Ferreira da Silva afirmou que o movimento grevista desistiu de dialogar diretamente com a reitoria porque se sentiu provocado por declarações do reitor.

      Segundo ele, após uma greve realizada em 2008, Amaral assinou um termo de ajuste de conduta que, de acordo com os manifestantes, não foi cumprido. “Em 2011, fizemos nova greve na cobrança de resolver o termo, e ele simplesmente disse que 90% dele estava resolvido. Com essa provocação rompeu-se negociação”, disse. Ainda de acordo com Silva, o reitor remarcou assembleias com a comunidade universitária diversas vezes e se recusou a receber mais que três pessoas para negociar.
      Comissão de apoio
      Para tentar mediar a situação em Rondônia, o MEC criou uma comissão de apoio à Unir, que se reúne periodicamente com representantes da reitoria e de estudantes e professores para acelerar a resolução dos problemas no campus que, segundo o reitor, são “históricos”.

      Amaral afirma que há um déficit de 490 técnicos no quadro de funcionários e que essa situação só pode ser resolvida com a aprovação de um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional, já que ele não pode abrir vagas no funcionalismo público. Ainda de acordo com ele, a relação de um professor para cada 40 alunos na Unir é mais que o dobro da razão 1 para 18 recomendada.

      O professor Carlos Ferreira da Silva afirma ainda que um levantamento da comissão apontou a Unir como a pior entre todas as 59 universidades federais brasileiras na relação de computadores por aluno. Uma das decisões do MEC, segundo ele, foi aprovar recursos para a construção de um laboratório de informática em cada campus da universidade. Em Porto Velho, poderão ser instalados até quatro laboratórios. Entre os outros avanços estão a destinação de R$ 4,5 milhões para a construção de um restaurante universitário no campus da capital, com licitação publicada até o fim deste ano, e o lançamento de um edital para a contratação de 27 técnicos com nível superior e 13 técnicos de nível médio. Ocupação da reitoria
      No dia 5 de outubro, vinte dias após o início da greve, um grupo de cerca de 300 estudantes ocupou o prédio da reitoria, em Porto Velho, como forma de protesto contra a gestão do reitor José Januário de Oliveira Amaral, no cargo desde 2007. Ele foi reeleito em 2010 para um mandato que deve durar até fevereiro de 2015.

      No mesmo dia, a Justiça acatou o pedido de reintegração de posse feito pela reitoria. Passados mais de 45 dias, porém, o prédio segue ocupado pelos alunos, em esquema de revezamento. Segundo a reitoria, a Polícia Federal não dispõe de efetivo policial suficiente para realizar a desocupação.

      A assessoria de imprensa da PF afirmou que o mandado judicial “ainda não foi cumprido em virtude de outras operações e outros compromissos, mas está na pauta”.
      Ainda de acordo com a assessoria, “enquanto não for revogado o mandado de reintegração, ele será cumprido”.

      A falta de efetivo fez com que grevistas e apoiadores do reitor entrassem em um pé de guerra que já rendeu um professor e dois estudantes detidos, além de denúncias de ameaças feitas a pelo menos 25 professores e 13 estudantes.

      Uma das ameaças foi feitas contra uma estudante de psicologia na Unir que participava ativamente do comando de greve até a prisão de um dos professores por dois policiais federais à paisana.
      Ela prestou depoimento na Polícia Federal, na Polícia Civil e no Ministério Público Federal para denunciar que vem sendo seguida por dois carros e que foi ameaçada em casa na tarde de quarta-feira (16). "Minha mãe está apavorada com tudo isso", diz a jovem.

      De acordo com seu depoimento à PF, por volta das 16h de quarta-feira, ela ouviu uma buzina fora de casa e, ao sair à rua, viu dois homens encapuzados dentro de um carro que lhe disseram “você vai morrer”. O nome da estudante é um dos 38 listados em um bilhete distribuído pelo campus de Porto Velho. Segundo ela, estudantes e professores citados na ameaça fizeram um boletim em conjunto na polícia.

      sexta-feira, 18 de novembro de 2011

      Universidades de Mogi das Cruzes têm nota satisfatória


      Últimas notícias

      Universidades têm nota satisfatória

      O Diario de Mogi - 
      O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no Diário Oficial da União (DOU) de ontem o Índice Geral de Cursos (IGC) do ano de 2010. As três instituições de ensino superior da Cidade: Universidade de Mogi das Cruzes ...

      Governo de Monti iniciará caminhada após voto de confiança da ...

      Terra Brasil - 
      O novo Governo italiano presidido pelo tecnocrata Mario Monti buscará nesta sexta-feira o voto de confiança da Câmara dos Deputados, para então iniciar sua difícil caminhada para tirar a Itália da grave crise econômica na qual se encontra. ...

      Ex-general Manuel Antonio Noriega pode ser extraditado em dezembro

      Prensa Latina - 
      17 de noviembre de 2011, 12:53Panamá, 17 nov (Prensa Latina) O ex-general panamenho Manuel Antonio Noriega, preso na França, onde cumpre condenação de sete anos por tráfico de dinheiro ilícito, poderia ser extraditado ao Panamá antes do final do ano, ...

      Em grande fase, Fred ainda crê no bicampeonato do Fluminense e ...

      UOL Esporte - 
      erwoityeowUm dos grandes responsáveis pela excelente campanha do Fluminense no segundo turno do Campeonato Brasileiro, fato que qualificou o time à disputar o título ou, na pior das hipóteses, uma vaga na Libertadores-2012, o atacante Fred ainda ...

      "Amanhecer" fica devendo em detalhes, avaliam espectadores

      EPTV - 
      Satisfeitos ou quase, os fãs mais aficionados da saga Crepúsculo questionaram a “infidelidade” do diretor Bill Condon à obra de Stephenie Meyer em “Amanhecer – Parte 1”, com lançamento na madrugada desta sexta-feira (18) em Ribeirão Preto. ...

      Plano Viver Sem Limites define ações que beneficiam o Piauí

      180graus.com - 
      Ofertar oportunidades iguais para todos esse é o foco do Plano Viver Sem Limites, que reúne uma série de ações e investimentos para as pessoas com deficiência envolvendo 15 órgãos federais sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da ...

      Passos reitera que salários já são mais baixos no privado

      RTP - 
      Pedro Passos Coelho apoiou-se ontem à noite numa leitura “institucional” das recomendações da troika para cortes salariais no setor privado, interpretando-as como “opiniões”. O Advogado e ex-deputado do PSD, Duarte Lima, foi detido esta quinta-feira no...

      MUNDO Washington contra imagem de Obama em publicidade da Benetton

      SIC Notícias - 
      A Casa Branca desaprova o uso comercial da imagem do Presidente dos Estados Unidos, afirmou hoje um porta-voz, quando questionado sobre a campanha publicitária de uma marca de roupa italiana que utilizou fotografias de Barack Obama. ...

      Partidos dão hoje tudo por tudo final para convencer eleitores ...

      LUSA - 
      Madrid, 18 nov (Lusa) - Os partidos políticos espanhóis dão hoje o tudo por tudo final na campanha para as eleições de domingo, de onde sairão as décimas cortes da democracia espanhola e onde se espera uma mudança de Governo. As sondagens continuam a ...

      PI: aspirante a prefeito e mais 25 são presos por 'disque-droga'

      Terra Brasil - 
      A Polícia Civil do Piauí prendeu nesta quinta-feira 26 pessoas acusadas de tráfico de drogas com atuação principalmente em cidades do interior do Estado e do Maranhão. Na investigação, a polícia descobriu uma central que funcionava como "disque-droga" ...

      Nova resolução da ONU pede fim de violência na Síria

      BBC Brasil - 
      Alemanha, França e Grã-Bretanha estão tentando aprovar uma resolução da ONU pedindo um fim às violações de direitos humanos na Síria. A resolução, que também pede a implementação de um plano da Liga Árabe para pôr fim à violência, foi apoiada por ...

      Dilma sanciona projeto que cria Comissão da Verdade | Agência Brasil

      MSN - 
      Brasília - A presidenta Dilma Rousseff sanciona hoje (18) o projeto de lei que cria a Comissão Nacional da Verdade ea Lei de Acesso a Informações Públicas. Será às 10h30, em solenidade no Palácio do Planalto. Participam os ministros da Defesa, ...

      Deputados de SP ficam sem 'auxílio-paletó' de R$ 40 mil

      Destak Jornal - 
      O "auxílio-paletó" dos deputados estaduais foi suspenso pela Justiça. O valor, usado para custear sapatos, paletós e gravatas, é de cerca de R$ 40 mil ao ano, pago em duas parcelas, no início e no fim do ano legislativo. Até ontem a direção da Alesp...

      EUA: manifestantes anti-Wall Street ocupam ponte do Brooklyn

      AFP - 
      NOVA YORK — Milhares de manifestantes do movimento "Ocupe Wall Street" marcharam na noite desta quinta-feira pela ponte do Brooklyn, em Nova York, para celebrar o segundo mês de existência do movimento, constatou a AFP no local. Em um ambiente festivo, ...

      Nova classe média vai à faculdade e ganha mais dos que os pais

      Economia - iG - 
      Um estudo feito pela consultoria Data Popular, especializada nas classes C e D, mostra que 63% das pessoas matriculadas em faculdades no País já são desse extrato social, que a empresa denomina de nova classe média. Mais da metade dos indivíduos dessa ...

      S&P eleva rating do Brasil e elogia política fiscal

      Reuters Brasil - 
      SÃO PAULO (Reuters) - A agência de classificação de risco Standard and Poor's elevou nesta quinta-feira em um degrau a nota de crédito soberano do Brasil, argumentando que o governo tem demonstrado seu compromisso de atingir as metas fiscais....

      Brasil segue em 37º em competitividade

      Diário do Nordeste - 
      São Paulo A nota do Brasil em termos de competitividade subiu 0,5 ponto de 2009 para 2010, de acordo com o Índice Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) de Competitividade das Nações, mas essa elevação não foi suficiente para fazer com ...

      Atividade econômica nacional encolhe

      O POVO Online - 
      Trata-se do primeiro recuo trimestral desde o começo de 2009. No acumulado deste ano, até setembro, crescimento foi de 3,19%. A queda do IBC-Br é de retração do Produto Interno Bruto A economia diminuiu de tamanho no terceiro trimestre. ...

      Google lança serviço de música para competir com Apple

      DCI - 
      Nova York são paulo - A gigante do sistema de buscas Google finalmente colocou no ar o seu portal on-line de comercialização de músicas, mercado atendido quase que exclusivamente pelas rivais Apple, com seu iTunes, e Amazon. é a primeira incursão da ...

      Nasa diz que corte no orçamento pode atrasar viagens à ISS até 2017

      Terra Brasil - 
      O diretor da Nasa (agência espacial americana), Charles Bolden, disse que um corte no orçamento poderia atrasar as viagens operadas por empresas privadas à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) até 2017. Perante o iminente anúncio de ...

      "Call of Duty Warfare 3" já arrecadou mais de US$ 775 milhões

      Geek - 
      O game “Call of Duty Warfare 3” acaba de quebrar mais um recorde de vendas e pode se tornar o jogo mais vendido de todos os tempos. Depois de vender 9,3 milhões de cópias em apenas 24 horas, o Call of Duty Warfare 3, game produzido pela Activision ...

      Farsa sobre o 'filho' de Justin Bieber é revelada pelo celular da mãe

      Jornal do Brasil - 
      Depois de ter retirado o processo de reconhecimeto de paternidade contra Justin Bieber, a suposta mãe do filho do ídolo teen, Mariah Yeater, caiu com a cara na poeira. O celular da moça foi hackeado e vazaram as mensagens que ela trocou com um amigo ...

      Novo integrante do 'CQC' estreia na próxima semana

      Correio do Estado - 
      Segundo o apresentador Marcelo Tas, ele aparecerá pela primeira vez no programa da semana que vem. "Próxima segunda tem estreia de mais um micróbio de preto", contou no Twitter. "Bem-vindo ao 'CQC', @MauMeirelles." Meirelles já participou do "É Tudo ...

      Amaury Jr. é hospitalizado em São Paulo

      Band - 
      Amaury Jr. foi internado no Sírio Libanês, em São Paulo, na última terça-feira, dia 15. De acordo com boletim médico divulgado pela assessoria de imprensa do hospital nesta quinta-feira, dia 17, o apresentador deu entrada com quadro de broncopneumonia ...

      Renato Gaúcho é descartado e dirigente põe fim à campanha de ...

      UOL Esporte - 
      Com a demissão de Caio Júnior, muitos nomes são especulados para assumir o comando do futebol do Botafogo. Renato Gaúcho, sem clube, havia surgido com opção, mas um diretor do clube que pediu para não ter seu nome revelado, garantiu que Renato Gaúcho ...

      Vasco tenta igualar melhor marca no Brasileiro para se manter vivo ...

      UOL Esporte - 
      Além de não depender apenas das próprias forças para chegar ao título do Campeonato Brasileiro e ter que torcer por um tropeço do líder Corinthians, o Vasco terá outro obstáculo muito difícil para ficar com a taça da competição. ...

      APO passa a ser vinculada ao Esporte

      Band - 
      A APO (Autoridade Pública Olímpica) passará a ser vinculada ao Ministério do Esporte, e não mais ao Ministério do Planejamento. Segundo o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, essa foi uma determinação da presidente Dilma Rousseff. ...

      Coritiba perde para o Atlético-MG e se distancia da Libertadores

      Paraná-Online - 
      O Atlético-MG praticamente deu fim às esperanças do Coritiba chegar a Libertadores. Na noite desta quinta-feira (17), o Galo derrotou o Verdão por 2 a 1, com gols de Neto Berola e Leonardo Silva - Bill descontou para o Coxa. ...

      Neymar ironiza "rodízio": "não sei se me bateram, mas eu apanhei"

      Terra Brasil - 
      Craque do Santos, o atacante Neymar não teve uma atuação brilhante no empate com o Atlético-GO, na noite desta quinta-feira, no Pacaembu, pelo fechamento da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, os atletas do time goiano não se intimidaram ...

      Ibiporã promove Dia "D" contra dengue neste sábado

      odiario.com - 
      Preocupado com os índices de infestação do mosquito da dengue este ano na região norte do Estado, o município de Ibiporã (16 km de Londrina) promove neste sábado, a partir das 8h, o Dia "D" contra a Dengue. Será um dia de alerta contra a falta de ...

      Maricá promove ação contra Dengue na Mumbuca

      Maricá Info (Blogue) - 
      O município de Maricá promoveu no sábado (12/11), no bairro da Mumbuca, mais uma edição do “Dez minutos contra a Dengue”, projeto semanal de prevenção e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Foram realizadas ações educativas ...