domingo, 13 de novembro de 2011

Unicamp faz neste domingo a 1ª fase do vestibular para 61,5 mil inscritos (Postado por Erick Oliveira)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza neste domingo (13) a primeira fase do vestibular 2012 para 61.500 candidatos inscritos. Eles vão disputar 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
A prova começa às 13h, e a recomendação é que os candidatos estejam nos locais de prova ao meio-dia. Importante: nos estados onde não há horário de verão, a Unicamp seguirá o horário local e não o horário de Brasília.
Quem for prestar o vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) não poderá entrar nos locais de prova portando telefone celular, mesmo que o aparelho esteja desligado. A universidade diz que o candidato que for pego com celular, mesmo desligado, durante a realização das provas, será eliminado do vestibular. É a primeira vez que a Unicamp adota esta medida. Relógios analógicos (de ponteiro) serão permitidos, mas os digitais também estão proibidos, assim como outros aparelhos eletrônicos.
A Unicamp realiza as provas do em 22 cidades do Brasil: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.
A prova da primeira fase tem duas partes: redação, em que o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória, e a parte de conhecimentos gerais, com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. O candidato deverá completar a prova em até cinco horas e não poderá deixar a sala de provas antes de 3h30 de exame.
Saiba o que levar
Na primeira fase, os candidatos deverão levar o original do documento indicado na inscrição, uma foto 3x4 tirada em 2011 (com nome e número de inscrição anotados no verso), caneta esferográfica de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha, uma pequena régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio analógico para controlar o tempo.
A lista dos aprovados na primeira fase sairá no dia 20 de dezembro. A segunda fase será realizada nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2012. As provas de habilidades específicas, para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música vão ser realizadas em Campinas entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2012. A primeira chamada será divulgada dia 6 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deverá ser feita no dia 9 de fevereiro.
Medicina é o mais concorrido
Com 114,4 candidatos por vaga, o curso de medicina é o mais concorrido do vestibular 2012 da Unicamp. Com 110 vagas disponíveis, medicina registrou 12 584 inscritos, uma procura 10,1% maior em relação ao vestibular passado, que teve 11.428 concorrentes.
Em segundo lugar aparece o curso de arquitetura e urbanismo (Noturno) da Unicamp, com 82,0 candidatos por vagas. Serão 2.461 estudantes disputando 30 vagas no vestibular. O terceiro curso mais concorrido também é de medicina, mas para a Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto (Famerp), que também faz parte do vestibular promovido pela Unicamp, com 68,7 candidatos por vaga.
De acordo com a Unicamp, a relação candidatos por vaga geral subiu de 16,6 no vestibular passado para 17,9 nesta edição.

Nenhum comentário: